1 de julho de 2019

Programa de distribuição gratuita de leite será implementado em Timon

01

A coordenação Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade Leite (PAA Leite) está realizando uma série de visitas nos municípios maranhenses, com o intuito de dialogar sobre as ações a serem articuladas e desenvolvidas para sua execução. O município de Timon recebeu a visita da equipe do Programa, que tem o objetivo de contribuir para o abastecimento alimentar de famílias de baixa renda, por meio da distribuição gratuita de leite.

Na ocasião, a equipe técnica do PAA Leite Estadual conversou com a coordenadora do Programa em Timon, Thabata Bezerra, e com a secretária da SEMDES, Rosário Leal, sobre a efetivação e as possibilidades do mesmo. Posteriormente, houve uma pauta sobre as ações a serem articuladas, contando com a presença da Diretora da Proteção Social Básica, Ednalva Luz.

A equipe também realizou uma visita de vistoria no espaço onde funcionará a unidade de distribuição, para orientar e explicar como deve ser o funcionamento. Dentre as orientações, estão: a higienização do local deve ser priorizada rigorosamente, os freezers de armazenamento devem possuir termômetro digital para regular a temperatura, os horários e datas de entregas devem ser seguidos e a higiene pessoal e vestimentas dos funcionários devem ter um cuidado especial.

A coordenação explica que o PAA Leite consiste na aquisição de leite, oriundo da produção independente de agricultores familiares que atendam aos requisitos de controle de qualidade dispostos nas normas vigentes. Após a aquisição, é doado gratuitamente às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, como os CRAS e demais unidades da SEMDES, bem como para as creches e os hospitais municipais.

O programa será iniciado em breve em Timon e, além de contribuir para o abastecimento alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição gratuita de leite, incentiva a produção de leite dos agricultores familiares para fortalecer o setor produtivo local e a agricultura familiar.

Marcelino Paz

Jornalista – Assessor de Comunicação