Pular corda, amarelinha e telefone com latas são algumas das brincadeiras que fizeram a alegria das crianças no passado, mas estão perdendo espaço para os brinquedos prontos e os eletrônicos. Pensando em resgatar essas brincadeiras, o Centro de Convivência Júlia Almeida (SCFV) proporcionou nesta terça-feira (25) uma manhã diferente para os alunos da EMEF Francisco Cleyton.
A atividade desenvolvida com o tema “Brincadeira de Criança”, segundo a coordenadora do Centro, Gislene Alcântara, foi pensada no sentido de resgatar as tradições e que as brincadeiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. “A infância é para brincar. Elas devem aproveitar a infância para projetar um bom futuro”, destaca.
As crianças ficaram superempolgadas e envolvidas. Para a Joana Gabriela, que está no 3º ano fundamental, foi uma manhã muito divertida, em que ela pôde brincar e aprender ao mesmo tempo. Com o auxílio da equipe do Programa Criança Feliz, os alunos, juntamente também com outras crianças do bairro Cidade Nova, participaram de várias brincadeiras e jogos que estimulam a coordenação motora e o raciocínio, e oficina de brinquedos com materiais recicláveis e acessíveis, conscientizando-os sobre a preservação do meio ambiente.
Atividades como essa fazem parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), que preza pelo desenvolvimento infantil das crianças do município. Em julho, serão realizadas oficinas de construção de brinquedos em cada CRAS, também com a equipe do Criança Feliz.