• Portal da Transparência

5 de junho de 2019

Timon desenvolve serviço de acolhimento e proteção a crianças e adolescentes

banner família

Visando sempre fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes no município de Timon, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) desenvolve o programa Família Acolhedora, que consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar em ambiente sadio.

 

Para ser uma família acolhedora, é necessário ter a idade mínima de 25 anos, residir em Timon há pelo menos dois anos, estar bem de saúde, não possuir antecedentes criminais, não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependências de substâncias psicoativas, não ter interesse em adotar o acolhido, residir em imóvel com espaço e condições adequadas, bem como ter disponibilidade de tempo e carinho. A Família Acolhedora cuida da criança ou do adolescente e assume sua guarda provisória, enquanto a equipe do serviço apoia e auxilia no fortalecimento da família de origem, que está temporariamente sem condições de proteger e cuidar dos próprios filhos. Uma vez solucionados os problemas causadores da medida protetiva, a criança ou adolescente volta a viver, sempre que possível, com a família de origem.

 

Após o acolhimento da criança e/ou adolescente, será feito um acompanhamento da família e do acolhido durante todo o período, cuja permanência é de dois anos, com possibilidade de prorrogação. A família recebe todo o suporte da equipe do programa (psicóloga e assistente social) e recebe auxílios para contribuir com despesas relacionadas ao acolhido.

 

A coordenadora do programa em Timon, Cléuma Feitosa, explica que atualmente existem duas famílias participando da Família Acolhedora no município e que, nesta semana, a equipe esteve visitando a Família Acolhedora de Teresina/Piauí. “Estivemos com a coordenadora Lorena Batista, que nos recebeu cordialmente e nos passou suas experiências e estratégias. Foi uma manhã de muita troca de informações e orientações, e a partir de hoje uma parceria que estaremos sempre em contato para o melhor andamento do serviço em Timon”, explica.

 

Para participar, indicar alguém ou saber mais informações, a equipe da Família Acolhedora está localizada na sede da SEMDES (Rua Miguel Simão, 85 – Centro). Contato: (86)98876-0300, ou através do e-mail: familiaacolhedoratimon@gmail.com.

visita família acolhedora

Últimas Notícias





Siga a prefeitura