Durante a ação, aquelas que estavam com dezesseis semanas de gestação puderam saber, na hora, qual o sexo do bebê e ainda receberam enxovais
Perto de cinquenta gestantes participaram nessa quarta-feira (29), no Centro de Apoio Integrado à Saúde da Mulher – CAISM, de uma palestra sobre a importância do aleitamento materno, parto normal humanizado, direitos trabalhistas das mulheres grávidas, dentre outros assuntos. Foi um momento oportuno para que elas, principalmente as mães de primeira viagem, tirassem algumas dúvidas. Na quinta edição da Semana do Bebê, a Prefeitura de Timon resolveu dar uma atenção especial às futuras mamães.
Durante a ação, aquelas que estavam com dezesseis semanas de gestação puderam saber, na hora, qual o sexo do bebê e ainda receberam enxovais. Foi um dos momentos mais emocionantes, pois muitas estavam bastante ansiosas. Renata Caroline, dona de casa, está na sua segunda gravidez. Por ser uma gestação de risco, ela recebe total apoio do município. “Tenho recebido todas as orientações necessárias. Sempre fui muito bem acolhida pelos profissionais e o que me dá mais segurança são os acompanhamentos psicológicos”, comentou.
Mas não foram apenas elas quem estiveram presentes. Alguns pais fizeram questão de acompanhar suas parceiras nas consultas e nas palestras. É o caso do Mizael Fontenele, esposo de Poliana Silva. Para ele, a participação do homem é fundamental. “Eu sempre a acompanho quando ela vem ao CAISM. Faço questão de estar perto e de ver o desenvolvimento do meu bebê, e sempre atento à saúde dela”.
Outro momento que animou todas e todos foi quando o secretário de saúde, Márcio Sá, anunciou a construção de um novo espaço de atendimento da saúde da mulher, em Timon. “Anualmente a prefeitura realiza esse evento, e em 2019 nós focamos mais na saúde das mães. Timon tem crescido bastante, juntamente com sua população e, para atender essa demanda, estamos construindo a Clínica da Mulher. Um local mais amplo, climatizado, tudo para melhor atender as mães de Timon”.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) lembra ainda aos moradores que a campanha de vacinação contra a gripe segue até o final desta semana, sexta-feira (31), e dentro do grupo prioritário, estão crianças de seis meses a menores de seis anos, mulheres com até 45 dias após o parto, gestantes, dentre outros.