• Portal da Transparência

28 de maio de 2019

Pela 6ª vez, Timon alcança índice satisfatório no combate ao mosquito Aedes aegypti

04

Anualmente, o Ministério da Saúde realiza junto aos municípios quatro mapeamentos através do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti). No último levantamento, Timon obteve a marca 0,8% e, pela sexta vez, atinge índice menor que 1%, que é preconizado pelo Ministério da Saúde como satisfatório. As equipes trabalham para zerar esse índice. O LIRAa faz parte das ações da coordenação de Vigilância em Saúde.

01

“Agradecemos o esforço e o trabalho dos agentes de endemias, que trabalham com muita determinação, à parceria da equipe de limpeza do município, que faz a limpeza das ruas e recolhimento do lixo e, em especial, à população, que está fazendo sua parte, com medidas simples dentro de casa. Dessa forma, nós podemos extinguir os focos de infestação do mosquito causador da Dengue, da Zika e da Chikungunya, doenças que podem levar até a morte”, afirma Dolamito Marques, coordenador de endemias de Timon.

02

“Queremos ver nosso município livre dessas doenças. Não são apenas índices, é o resultado de um trabalho realizado diariamente e em conjunto com cada timonense que cuida da limpeza do seu quintal e que está atento às medidas de combate”, diz Márcio Sá, secretário municipal de Saúde do município.

06

O período chuvoso é mais propício ao desenvolvimento dos criadouros do mosquito, ainda assim, as equipes que realizaram o LIRAa trabalharam na pesquisa durante os dias 20 a 24 de maio de 2019 e com esse resultado mostra que cada vez mais se está no caminho certo para a erradicação dos focos dessas doenças transmitidas pelo mosquito.

 

07

05

Últimas Notícias





Siga a prefeitura