O Povoado São Miguel recebeu nesta sexta-feira (03/05) a equipe do CRAS Joaquim Pedreira em uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) que objetiva levar os serviços oferecidos pela secretaria para as diversas comunidades da zona rural de Timon. “É muito importante pra gente essa ação, porque muitas vezes temos que nos deslocar daqui para a cidade. Então estamos aproveitando essa oportunidade”, relata a moradora Letícia Barbosa, que iria dar entrada no Programa Bolsa Família.
A equipe do CRAS levou informações e atendimento aos moradores da localidade. As famílias tiveram acesso aos serviços: emissão de carteira do idoso, atendimento as gestantes, acesso a orientação sobre as condicionalidades do Bolsa Família e podiam fazer atualização e inscrição no Cadastro Único, além de atendimentos referenciados com as assistentes sociais. A coordenadora do CRAS, Marly Galiza, reforçou que o objetivo dessas ações é levar os serviços para mais próximo dessas comunidades afastadas da sede do CRAS.
A equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) esteve presente e fez uma alerta aos pais e crianças sobre o enfrentamento das drogas. Outro parceiro na ação foi o Viva Procon, que esteve realizando a emissão de CPF e RG. O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também estiveram presentes, e na oportunidade o CMDCA entregou a certificação da associação do povoado no conselho.
Ao final, os alunos do projeto Beija-flor se apresentaram. O presidente da Associação do Povoado São Miguel, Silva Neto, destacou que 35 crianças e adolescentes do povoado participam ativamente do projeto e agradeceu a toda equipe pela ação. ”É muito importante para nos da zona rural, essa ação de trazer os órgãos para dentro de nossa comunidade. Ficamos muito felizes com essa parceria”.