O trabalho da equipe de Vigilância em Saúde não para. Nesta quarta-feira, 1º de maio, as equipes aproveitaram o feriado para visitar a localidade Santa Maria. Na oportunidade, totalizaram 207 visitas domiciliares. “No feriado, temos mais chances de achar as pessoas em casa, e isso facilita nossas ações, porque podemos entrar e verificar os possíveis focos e orientar a população”, explica Dolamito Marques, coordenador de endemias do município.
Além das vistorias aos domicílios, a equipe faz o reconhecimento geográfico da área e a distribuição de panfletos informativos. “Encontramos alguns focos e já tomamos as medidas. O período chuvoso requer atenção, por isso que chamamos a atenção para pequenas medidas no combate aos focos de proliferação do mosquito”, acrescenta Dolamito.
O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da Dengue, Zika e a Chikungunya. Medidas como: não deixar água parada, manter garrafas vazias de cabeça para baixo, não acumular lixos nos quintais, limpar calhas e colocar areia nos pratos dos vasos de plantas podem combater o mosquito e evitar essas doenças.