A Comissão Intersetorial das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) de Timon vem desenvolvendo um trabalho efetivo na cidade e se reuniu nesta quinta-feira (11) para debater as ações que estão sendo realizadas e definir novas estratégias de busca ativa do trabalho infantil.
As pautas principais foram o diagnóstico e monitoramento feito pela comissão. A coordenadora do AEPETI, Jessica Vieira, explica que uma das ações já realizadas neste ano foi a aplicação de questionários em diversas escolas da zona rural e urbana, em que foi possível ter um total de hipóteses de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. “A partir de agora, iremos fazer uma busca ativa para confirmar os casos, e assim poderemos fazer o diagnóstico e o devido encaminhamento para os serviços ou programas, como o Acessuas Trabalho”, complementa.
Em relação ao monitoramento, importante eixo das ações estratégicas, a comissão definiu que a equipe técnica o fará dentro dos serviços ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), com o Conselho Tutelar, nos serviços da Secretaria de Saúde e nas escolas municipais, para verificar se a identificação do trabalho infantil está sendo feita, bem como orientações de como deve ser feito o encaminhamento, para a comissão ter um controle e ser possível realizar ações.
Na oportunidade, foi iniciada a definição de estratégias para a campanha do 18 de maio, que combate a exploração sexual infantil. As equipes irão se articular e se reunirão outras vezes para ajustar as ideias e montar a programação. Também foi discutido sobre a campanha 12 de junho, que combate o trabalho infantil, para se pensar em ações que envolvam a maior participação da infância e juventude.