“Já tive um câncer e, por isso, sempre procuro me informar sobre como me alimentar bem. A palestra foi bastante gratificante, pude esclarecer muitas coisas sobre minha alimentação”. O relato é de Conceição Ribeiro, usuária do CRAS Parque União, durante a ação em alusão ao Dia Mundial da Saúde na unidade.
Nesta quarta-feira (10), foi a vez de o CRAS Parque União receber as orientações sobre alimentação saudável e a importância da prática de atividades físicas. O CRAS já oferta, três vezes na semana, aulas com educadores físicos. A senhora Maria Conceição participa regularmente. ”Venho as três vezes na semana, e as aulas me ajudaram muito na minha recuperação”, explica.
A campanha que celebra o Dia Mundial da Saúde nos CRAS pretende reforçar as atividades já realizadas pelas unidades, com a conscientização dos usuários sobre hábitos alimentares saudáveis aliados à prática de exercícios físicos.
Na unidade, os grupos de idosas e gestantes participaram de uma aula de alongamento e da palestra da nutricionista da Semdes, Naiara de Sousa Andrade, que alertou sobre a influência da alimentação na saúde e qual a adequada para evitar doenças, como pressão alta, obesidade, colesterol alto, entre outras. “É ideal que se faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia, não pular as refeições, comer devagar e evitar beber água durante as refeições. Além de dar preferência a cozidos, grelhados e assados, limitar o consumo de fritos e reduzir o consumo de açúcar”, ressalta.