O programa atenderá 1000 famílias em Timon
Os novos visitadores que integrarão a equipe do Programa Criança Feliz (PCF) participam durante toda essa semana, de 11 a 15 de março, de uma capacitação de formação e entendimento de execução do programa. A partir de agora, mais 500 famílias serão atendidas pelo programa em Timon.
A secretária de Desenvolvimento Social, Rosário Leal, esteve presente no primeiro momento, dando as boas-vindas aos novos visitadores, e destacou que as metas estão sendo atingidas e que a execução do programa em Timon já foi destaque em publicação internacional.
A coordenação dos CRAS e as visitadoras que estão desde o começo foram apresentadas e puderam expor suas experiências exitosas com os novatos e mostrar o quanto as famílias necessitam da ajuda do programa. Também foi ressaltado que eles são mediadores dos CRAS, e que esse vínculo com as unidades é necessário.
Durante a capacitação, os visitadores passarão a entender que o PCF trabalha com o desenvolvimento integral da criança na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, que irão colaborar no exercício da parentalidade e perceberão os impactos positivos desse investimento na primeira infância.
O programa
O Programa Criança Feliz promove o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, abrangendo também a atenção à gestante e à família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.
Tem como público prioritário: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias, que possuam o NIS; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do BPC; e crianças de até 6 seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.