26 de junho de 2017

Unidade de Vigilância em Zoonozes realiza vacinação em povoado

1

A Secretaria Municipal de Saúde de Timon, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonozes, realizou, neste último sábado (24), a vacinação intensificada de cães e gatos contra raiva no povoado Sangrador.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcio Sá, as equipes de vacinação vêm percorrendo diversos povoados da zona rural de Timon para vacinar os animais, que recebem dose única.

“Pela distância entre as localidades, a vacinação antirrábica na zona rural ocorre de forma diferente daquela que realizamos na zona urbana, pois, enquanto dentro da cidade trabalhamos com o estabelecimento de postos fixos, para a área rural deslocamos as equipes, que fazem a visitação das residências de cada localidade para a imunização dos animais”, relatou o gestor.

Para a vacinação de cães e gatos, não há necessidade de cartão de vacina.

A doença

A raiva é transmitida aos animais domésticos através da mordida de outro animal contaminado. O contágio se dá pela saliva, que transmite o vírus da raiva. Ao morder o ser humano ou nossos animais de estimação, o vírus é inoculado rapidamente, ocorrendo dessa forma o contágio.

O período de incubação nos animais é, em geral, de 15 dias a dois meses. Eles apresentam mudança de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após um a três dias, ficam acentuados os sintomas de agressividade e a salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição.