22 de junho de 2017

Prefeito Amigo da Criança e Selo Unicef mostram avanços nos indicadores da educação de Timon

Amigo da Criança

Há exatamente um ano, o gestor de Timon, Luciano Leitoa, recebeu da Fundação Abrinq o Prêmio Prefeito Amigo da Criança (PPAC), um reconhecimento nacional pelos significativos investimentos na rede municipal de ensino. Desde 2013, quando a cidade ganhou um novo modelo de administração, o município ganhou seis novas creches, reduziu significativamente os índices de evasão escolar, subiu de 40% para quase 100% a compatibilidade de formação acadêmica dos professores e tornou Lei o Plano Municipal de Educação (PME).

Segundo a assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Alexandra Moraes, foram várias as conquistas: “Quando começamos, não tínhamos nem cinco creches, e somente na gestão do prefeito Luciano Leitoa, foram entregues seis. Antes tínhamos apena 40% de compatibilidade entre a formação acadêmica do professor e sua área de atuação; agora, por meio de concurso público e testes seletivos previstos em Lei, estamos com praticamente 100%; quem está em sala de aula está atuando realmente conforme sua formação. Outros avanços foram a criação do PME e a redução da evasão escolar”, comentou.

De cinco mil municípios inscritos, Timon foi uma das cento e duas cidades que tiveram seus trabalhos em prol das crianças e dos adolescentes reconhecidos. “Não é um prêmio apenas do prefeito Luciano Leitoa, mas de todas as pessoas que nos ajudaram, e Timon prova mais uma vez que é uma cidade amiga da criança, seja nas ações municipais, nas escolas climatizadas, nas creches construídas, no atendimento social, em várias áreas”, comentou o prefeito Luciano.

Vale ressaltar que, após a conquista do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, em dezembro de 2016 Timon recebeu um feito inédito: o Selo Unicef, um reconhecimento internacional pelo trabalho realizado através do fortalecimento de políticas públicas em Saúde, Educação e Assistência Social para crianças e adolescentes.