Timon é uma das cidades do Maranhão com maior cobertura do Bolsa Escola, programa de transferência de renda a famílias carentes para a compra de material escolar. Promovido pelo Governo do Estado, o Bolsa Escola é voltado para crianças e jovens entre 4 a 17 anos matriculados na rede pública e não há limite de alunos beneficiados em uma mesma família. O programa continuará de forma efetiva no próximo ano.
Coordenado no município pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o programa busca complementar a renda da população inscrita no Bolsa Família, do Governo Federal, em que cada aluno cadastrado no programa é beneficiado com R$ 51,00 para uso exclusivo na compra de material escolar.
Além de ajudar a melhorar a educação – já que, por meio da aquisição de material escolar digno, os estudantes têm mais motivação para estudar e render em sala de aula – o programa também visa aumentar a movimentação da economia local, gerando emprego e renda.
A secretária da Semdes, Rosário Leal, reforça que as famílias que desejam receber o benefício precisam ter seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), estar matriculado em escola da rede pública e manter a frequência escolar em dia, para não perderem o benefício. “Uma das novidades é que mesmo que uma criança da família saia das condicionalidades, o cartão que ela já possui continua valendo para uma próxima que entrar, não sendo necessário emitir o cartão novamente”, complementa.