• Portal da Transparência

18 de dezembro de 2018

Programa Criança Feliz de Timon é destaque em publicação da América Latina

IMG_3577

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), vem desenvolvendo ações e trabalhos exitosos na área da assistência e que são referência para muitos municípios. É o caso do Programa Criança Feliz (PCF), que foi destaque na revista “Da ciência à prática – Os programas de apoio ao desenvolvimento infantil na América Latina”.

 

A publicação fez um levantamento sobre as iniciativas de estímulo ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos e dos programas que são referência na América Latina. No Brasil, o destaque foi o PCF, apoiado por cinco organismos das Nações Unidas e considerado um dos maiores programas de parentalidade no mundo. Ele tem o objetivo de oferecer assistência a crianças de até seis anos de idade, por meio de visitas nos próprios lares, oferecendo um atendimento especializado, a fim de ajudar no desenvolvimento e bem-estar dessas crianças.

IMG_3573

Dentro do Maranhão, apenas dois municípios foram destaque, sendo Timon um deles. A supervisora do PCF em Timon, Ana Priscila Queiroz de Sousa, explica que a eficiência do programa na cidade se deve ao fato de que, antes mesmo de as visitas nas casas das famílias começarem, foi feito um processo de sensibilização de toda a equipe do programa e dos técnicos dos CRAS. “O papel deles foi fundamental tanto na busca ativa das famílias como no encaminhamento dos casos. A gente percebe que aquelas crianças que iniciaram em 2017 conosco tiveram realmente um avanço em seu desenvolvimento. Além disso, 100% das gestantes atendidas, depois que tiveram os bebês, quiseram continuar participando.”

 

Atualmente em Timon 500 famílias de baixa renda são atendidas pelo programa, que colabora no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças. A principal ação é a realização das visitas domiciliares desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa, em que estudos mostram que elas são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.

IMG_3572

A secretária da Semdes, Rosário Leal, parabenizou a equipe pelo desempenho e explicou que esse reconhecimento pela revista é baseado em dados e relatórios do próprio Ministério do Desenvolvimento Social, que coordena o programa nacionalmente. “Ficamos muito felizes com essa conquista para o município, e em 2019 continuaremos desenvolvendo esse trabalho, contribuindo para um futuro melhor para essas crianças”, complementa.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura