30 de novembro de 2018

Sociedade civil e os três poderes participaram da abertura da V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timon

EDI_6771

Executar políticas públicas a favor dos jovens é prioridade para a Prefeitura de Timon. Nessa quinta-feira (29.11), o município promoveu a V Conferência dos Diretos da Criança e do Adolescente no auditório do Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e Ministério Público. O objetivo é de mobilizar a sociedade para a construção de propostas que garantam os direitos à juventude. Nesta sexta-feira (30.11,) as atividades continuam a partir das 8h.

EDI_6779

EDI_6850

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Rosário Leal, Timon apresentará sugestões que poderão tornar-se lei nacional. “O que estamos discutindo na cidade será estendido a nível estadual e posteriormente a nível nacional. Sairemos daqui com propostas que poderão beneficiar pessoas em todo o país. No próximo ano, vamos trabalhar a conferência estadual e nacional e, em todos os momentos, a participação popular, das associações e dos conselhos é importante, pois precisamos de propostas efetivas”.

EDI_6768

EDI_6766

Sabendo a importância de incluir pessoas com deficiência nas oportunidades ofertadas pela Prefeitura Municipal, durante toda a conferência um professor de libras repassava as informações às pessoas com limitações auditivas.

EDI_6878

Para o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Timon, Simeão Pereira, investir no jovem é apostar num país melhor. “Quando se envolve toda a sociedade, as redes de proteção de direitos e o sistema de justiça, tem-se a oportunidade de debater questões importantes que envolvem nossos jovens, principalmente aqueles e aquelas em situação de vulnerabilidade social. Segundo a Constituição Federal, as crianças e os adolescentes constituem o foco das nossas atenções. Não podemos pensar no Brasil de amanhã sem apostar na juventude de hoje”.

EDI_6863

Nesta sexta-feira (30.11), serão debatidos cinco eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo e Espaço de Gestão e Controle Social das Polícias de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

EDI_6903

Também participaram da conferência: vice-prefeito de Timon, João Rodolfo; deputado estadual Rafael Leitoa; presidente da Câmara Municipal de Timon, vereador Uilma Resende; secretária de Educação municipal, Dinair Veloso; presidente do CMDCA do município, Violeta Noleto; promotor de justiça Eduardo Borges; presidente do conselho estadual do Maranhão, Lúcia Azevedo; presidente do conselho do estado do Piauí, Raimundo Júnior e outros.