Intensificando as ações de combate ao trabalho infantil em Timon, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizaram nesta quarta-feira (7) uma blitz informativa em pontos estratégicos da cidade, como forma de sensibilizar a sociedade para a causa.
A ação foi coordenada pelas Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e aconteceu com o suporte da Guarda Municipal na Ceasa e Rodoviária, com o apoio da administração dos locais, e nas imediações da Ponte Metálica. A receptividade foi muita boa e ao mesmo tempo em que as pessoas recebiam os panfletos e eram orientadas, se mostravam interessadas em saber mais informações.
A abordagem também atingiu pais e crianças que estavam nesses locais e não sabiam exatamente o que significa trabalho infantil. A coordenadora do AEPETI/Timon, Jéssica Vieira, explica que o trabalho somente é permitido a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz, e que é proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre para menores de 18 anos.
Importante ressaltar que as AEPETI vêm desenvolvendo ao longo de todo o ano diversas ações como essa, principalmente nesses locais em que em que as crianças e adolescentes estão vulneráveis ao trabalho e à exploração, também nas escolas, povoados na zona rural e nas unidades de atendimento da SEMDES.