Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada-BPC/LOAS, devem estar inseridos no Cadastro Único, a obrigatoriedade de inscrição atualizada passou a ser requisito para que o benefício seja mantido e possa ter acesso a outros programas e benefícios. As pessoas que não estiverem inscritas ou com o cadastro atualizado até 31 de dezembro de 2018 terão seu benefício suspenso.
O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES). Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita por um responsável familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.
Em Timon dos 5152 beneficiários, 3003 já realizaram seu cadastro e atualização. Não deixe de fazê-lo para não perder seu benefício.
Quem pode receber?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo. Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele, porém a renda familiar nos dois casos deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
Onde posso atualizar e fazer o cadastro?
SEMDES – Rua Miguel Simão nº 825, Bairro: Centro;
CRAS PARQUE PIAUÍ – Avenida 03, nº1123, Bairro: Parque Piauí (Próximo a igreja Batista);
CRAS PARQUE UNIÃO – Rua 100, s/n Bairro: Parque União (próximo ao INSS);
CRAS CIDADE NOVA – Rua 06, S/N, Bairro: Cidade Nova (Próximo a Igreja Quadrangular);
CRAS VILA JOÃO REIS – Rua Dr. João Lula (Antiga Rua 20) nº3793 bairro: Vila João Reis;
CRAS JOAQUIM PEDREIRA – Rua 06, S/N, Bairro: Joaquim Pedreira.