• Portal da Transparência

25 de outubro de 2018

Gestores e técnicos são capacitados sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Beneficiários têm até 31 de dezembro para se cadastrarem

IMG_3047

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), o governo do Estado promoveu nesta quarta-feira (24) em Timon uma oficina de capacitação regionalizada para os técnicos e gestores do Programa Bolsa Família (PBF) e do CadÚnico sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A meta é garantir que os beneficiários não percam o valor recebido mensalmente por não estarem devidamente inseridos no CadÚnico até o dia 31 de dezembro deste ano.

 

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

 

Durante a capacitação os participantes puderam compreender sobre a forma de revisão, os critérios para ser inserido no programa, o conceito de família dentro do programa, e esclareceram dúvidas e compartilharam com os demais os problemas mais comuns vivenciados por eles.

 

A equipe estadual também reforçou a identificação do trabalho infantil, ressaltou a qualificação e o cuidado no atendimento ao público e lembrou que os cadastradores e técnicos devem ter um olhar diferenciado para os idosos e pessoas com deficiência.

 

Inscrição

Para realizar a inscrição no CadÚnico, o beneficiário ou o responsável pela unidade familiar deve ir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro ou à SEMDES, portando o CPF ou o título de eleitor próprio, levando também a certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou o título de eleitor dos demais familiares. Para os já inscritos, é preciso que os dados sejam atualizados a cada dois anos.

capacitação bpc

Últimas Notícias





Siga a prefeitura