“A vergonha de fazer um exame não vale o preço da vida”. A declaração é de Milena Barbosa, aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), durante palestra educativa realizada nessa quarta-feira (17.10) pela Prefeitura Municipal em parceria com o SENAC. A ação aconteceu na DISTAC Distribuidora – primeira empresa a se instalar e gerar empregos no Parque Empresarial de Timon – e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e da Coordenadoria Municipal de Defesa da Mulher (CODIM). Na próxima sexta-feira (19.10), celebra-se o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama.
Tendo a prevenção como foco, o Governo Municipal orientou não apenas as alunas, mas também funcionárias e funcionários da empresa. A ideia foi citar a importância do autoexame, uma vez que um diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da paciente. Com uma forte história de superação da doença, a diretora da CODIM, Maria Divina, mostrou através de sua experiência o valor do autoexame: “Não podemos mais aceitar que mulheres morram de câncer de mama por falta de informação. Em Timon, temos o Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (CAISM), que realiza gratuitamente exames, mamografia e outros”, comentou.
A Secretaria de Saúde, por meio do CAISM, explicou o passo a passo para as interessadas em buscar auxílio na rede pública municipal. A assistência funciona das 7h às 17h e toda a equipe clínica tona-se responsável pela paciente que tiver diagnóstico positivo. A SEMS reforça que as mulheres acima dos 40 anos devem redobrar os cuidados e realizar seus exames uma vez a cada ano. A Prefeitura de Timon aproveitou a oportunidade para realizar o cadastro de interessadas. “É melhor ir ao médico mesmo com vergonha do que se arrepender depois por não ter ido”, complementou a estudante do SENAC, Milena Barbosa.