A Comissão Intersetorial das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES), reuniu-se nesta terça-feira (16) para definir novos direcionamentos nos trabalhos a serem desenvolvidos até o final do ano em Timon para o combate do trabalho infantil.
Dentro do mês de outubro, destaca-se o dia das crianças e, associada às atividades que cada unidade ligada à SEMDES irá desenvolver, a Aepeti realizará um trabalho articulado, com sugestões e orientações para as equipes desenvolverem com as crianças e famílias atendidas. Esse trabalho também será planejado com a Educação, para ser executado dentro das salas de aula.
Na oportunidade, também foi definido que será feita uma blitz informativa em pontos estratégicos da cidade, em que as crianças e adolescentes estão vulneráveis ao trabalho e à exploração. A ação será dividida em equipes, contando com vários parceiros e com a própria comunidade.
Com a proximidade do dia de finados (2 de novembro), também foi acertada uma mobilização nessa data nos próprios cemitérios, em que há uma grande circulação de pessoas. A coordenadora do AEPETI/Timon, Jéssica Vieira, explica que antes também será realizada uma sensibilização, por meio de palestras e conversas com a administração e os funcionários dos cemitérios, para reforçar o combate em todos os segmentos.
Durante a reunião, também ficou definido que a Comissão se reunirá na terceira terça-feira de cada mês, com o propósito de avaliar as ações executadas, propor novas pautas e reforçar as estratégias que devam ser implementadas em Timon.