O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Timon realizou nesta manhã de sexta-feira (14.09) uma roda de conversa alusiva ao Setembro Amarelo. A atividade envolveu usuários e profissionais do centro, abordando a temática da prevenção ao suicídio.
“A roda de conversa coordenada por profissionais do CAPS e outros profissionais da saúde proporcionou um momento único no Centro, passando a mensagem de que é bastante importante procurar ajuda. Os familiares dos usuários demonstraram interesse pela pauta e fizeram diversos questionamentos, tirando suas dúvidas”, falou Misterly Rabelo, coordenadora do CAPS Infantil.
Durante o mês de setembro os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)de Timon estão realizando atividades com os usuários, abordando a temática de valorização da vida.
O setembro amarelo é uma campanha de prevenção e conscientização sobre o suicídio. Sua origem foi em 2015 e foi estimulada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psicologia (ABP).
O objetivo do setembro amarelo é alertar a todos, mundialmente, sobre a realidade do suicídio, problema que afeta milhares de pessoas em todos os cantos do planeta. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 800 mil pessoas no mundo morrem dessa forma anualmente, uma a cada 40 segundos, o que equivale a 1,4% dos óbitos totais.