14 de junho de 2017

Campo Agrícola e Criação de animais no Povoado Mundo Novo já é uma realidade

_EDI4975

Os moradores da localidade Mundo Novo que aderiram aos projetos Mais Carne e Horticultura e Fruticultura Irrigada comemoram os avanços na região. O que antes parecia um sonho distante para doze famílias agora é realidade. A extensa área de plantio tomou forma e os preparos com a terra seguem em ritmo avançado. Aqueles que apostaram na criação de galinhas e porcos já adquiririam os primeiros animais.

Um mês após o início do projeto, a área destina ao plantio já recebeu um poço tubular, sistema de energia com transformador, parte do sistema de irrigação e agora o solo passa por um processo de correção com Calcário. O ajuste na terra aumentará a eficiência da adubação e, consequentemente, a produtividade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Jair Mayner, os moradores estão tendo acesso a informações antes desconhecidas. “Estamos introduzindo maquinários e tecnologias que muitos não conheciam. Nossa meta é que as famílias beneficiadas produzam alimentos o ano inteiro para inserir seus produtos na merenda escolar”.

_EDI4931

Abimael Sousa é um dos agricultores que apostaram na ideia. Para ele, há novas perspectivas para o futuro. “Isso aqui é sonho para todos nós, pois antes a gente não via investimentos no Mundo Novo, agora é diferente; posso pensar num futuro melhor”.

Além da área de cultivo, outro projeto está enchendo os moradores de esperança: é o Mais Carne, que visa despertar nas famílias o interesse pela criação de animais, gerando renda e alimento.  É o caso do Edinael de Sousa, que é agricultor e agora criador de Galinha Caipira. Com seu aviário praticamente finalizado, Edinael é um dos mais empolgados com as mudanças na região. “Somos gratos, eu e os outros, pela mudança em nosso povoado. Olho para essas aves e já penso em reformar, ampliar e adquirir novas unidades para aumentar minha produção”, comentou.

_EDI4999

Desde o início dos projetos, a Prefeitura de Timon segue dando orientações aos moradores, pois o objetivo é que eles se mantenham por conta própria, garantindo uma nova renda à família e que, futuramente, estejam empregando outras pessoas da localidade.

_EDI4991

_EDI4974