28 de agosto de 2018
Prefeitura de Timon realiza abertura de campanha contra Leishmaniose

A Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), realizou nesta segunda-feira (27) a abertura da campanha contra a Leishmaniose, uma doença que pode causar óbito em humanos e animais.
De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Kleiton Mucunam, o diagnóstico é baseado por meio de exames médicos e o tratamento é feito com medicações e vacinas. O diretor explica que a doença é causada por um protozoário, transmitido pelo mosquito conhecido como mosquito palha.

“Ao picar um cachorro infectado e, em seguida, um humano, a doença provoca na vítima febre alta, fraqueza aguda e emagrecimento. Já os cães, quando contaminados, podem apresentar fraqueza, sonolência, emagrecimento, feridas na pele, principalmente no focinho, perda de pelos, crescimento anormal das unhas, aumento abdominal, diarreia, vômito e sangramento intestinal”, detalhou Mucunam.

Os profissionais da UVZ estão em campo, intensificando as ações contra a doença. “A campanha torna-se importante para que as pessoas saibam como tomar os devidos cuidados e evitar que esta doença acometa alguma vida”, disse o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.
