Nesta última quarta-feira (22), a equipe 07 da Estratégia Saúde da Família (ESF), levou à Unidade Escolar Firmino Pedreira uma ação em Saúde, por meio do Programa Saúde da Escola (PSE).
Na atividade, os alunos receberam avaliação antropométrica, aplicação de flúor, escovação dental supervisionada, além de palestra sobre higiene bucal e drogas, ministrada pelos estagiários de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho.
PSE em Timon passa por alterações
O Programa Saúde na Escola é um projeto do Governo Federal que visa a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria na qualidade de vida dos educandos.
Em Timon, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e Secretaria de Educação (Semed), o programa teve um ajuste, fazendo uma nova adesão, que beneficia mais 05 novas escolas, com 44 equipes ESF vinculadas a essas unidades de ensino para realizarem ações de Saúde.
“Antes o município contava com 47 escolas pactuadas, mas no segundo semestre houve esse ajuste, que não era obrigatório fazer, era facultativo, mas que a Prefeitura resolveu aderir para que pudesse beneficiar mais escolas. Assim, mais 52 escolas/creches estão pactuadas”, explicou Rosana Delzuíta, coordenadora do PSE, pela Saúde.
O público beneficiado do PSE são estudantes da Educação Básica, gestores, profissionais de Educação e de Saúde, comunidade escola e de forma mais ampliada, estudantes da Rede Federal, Educação Profissional, Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).