• Portal da Transparência

9 de agosto de 2018

Centro de Convivência do Idoso celebra Dia Nacional de Combate ao Colesterol

01

No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, e com a proposta em conscientizar e fazer com que os idosos repensem seus hábitos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), ofertou uma manhã de interação e roda de conversas.

 

O enfermeiro Francisco Formiga, o técnico da Vigilância Sanitária, Costa Júnior, e a auxiliar administrativa Sara Sena Silva explicaram e orientaram aos participantes o que é o colesterol e que uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, fugir do estresse e praticar exercícios físicos são ideais para controlá-lo. “Foi uma atividade bastante participativa e precisa, em que os beneficiários aprenderam muito e, com certeza, irão repassar para seus filhos e netos”, ressalta a coordenadora do SCFV, Gislene Alcântara.

 

Formiga explicou que o colesterol, pertencente ao grupo dos lipídios, auxilia no bom funcionamento do organismo. Entretanto, esclarece que, em índices altos, torna-se um vilão, especialmente nas pessoas acima de 60 anos, por representar alto fator de risco para ocorrência de doenças cardiovasculares, consideradas a maior causa de mortalidade na velhice.

 

Colesterol

Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom”, e LDL, denominado de “colesterol ruim”. Cada grupo pode contribuir para a redução ou aumento dos índices. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, e aumenta a incidência de AVC, de morte súbita e doença coronariana.

02

Últimas Notícias





Siga a prefeitura