Os cinco conselhos municipais ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social de Timon (SEMDES) se reuniram nesta segunda-feira (30), na Casa dos Conselhos, para definir novas demandas de atuação em cada área e discutir as que foram propostas na última reunião.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Kledilza Macedo, explica que o objetivo dos encontros é tratar sobre as dificuldades internas de cada conselho e para que cada um possa contribuir com o outro, definir melhorias e propor novas ações.
“O conselho ajuda o município a crescer, e como parte da sociedade civil o objetivo é somar e ajudar o governo a executar as atribuições que a ele compete”, explica a vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Maria Raimunda Soares.
O Departamento de Articulação Intersetorial (DAI), da SEMDES, esteve presente e propôs que fosse realizado um Fórum com as entidades da sociedade civil para orientá-las como podem fazer parte dos conselhos, que elas entendam que existem leis que regulamentam os conselhos e que o funcionamento precisa estar de acordo com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Dessa forma, estarão regularizados e com reforço jurídico e contábil. Os conselheiros acataram a ideia, e foi definido que o fórum será realizado nos dias 29 e 30 de agosto.
A coordenadora do Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Kênnia Karoline Sousa, também esteve presente e falou que o programa busca ampliar a sua forma de atuação com a experiência dos conselhos, bem como contribuir para as ações deles. Ela também explicou que o objetivo do programa é favorecer a educação financeira para as pessoas e entidades.
Estiveram presentes: Luiz Gonzaga Nunes Neto, representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA); Francisco de Fátima e Kledilza Macedo, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Luciana Caldas e Bruna Patrícia (DAI/SEMDES); Adalto Sousa Bezerra e Maria Raimunda Soares, representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA); José Francisco da Cruz, representante do Conselho Municipal do Idoso; Antônio Roseno, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD); Kênnia Karoline Sousa e Antônia Machado da Silva Tabatinga (CRC-PI/PVCC-PI); Leonilton da Silva Prado (Casa dos Conselhos).