A 17ª Agritec, realizada em Timon, consolidou-se como um espaço de conhecimento para fortalecer a agricultura familiar maranhense. Os agricultores e gestores da segurança alimentar e agricultura nos municípios puderam participar de capacitações e minicursos que irão contribuir para o desenvolvimento de ambos os lados.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e o Departamento de Segurança Alimentar, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Timon (SEMDES), colaboraram e participaram da capacitação de “Adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)”, cujos requisitos para a inclusão no programa foram todos cumpridos pelo município de Timon, que hoje é referência no estado.
O objetivo era orientar sobre a maneira como os municípios podem fazer a adesão e direcionar a respeito do que é preciso fazer após a adesão. A integrante da comissão do SISAN, Valdiner dos Santos, explicou que o SISAN é um sistema público instituído pela lei nº11346/06, conhecida como Losan, e que tem o propósito principal de promover o direito humano à alimentação adequada. “O programa ajuda na implementação das políticas públicas e potencializa a segurança alimentar no município”, ressalta.
Ao final, o conselheiro estadual e membro da comissão do SISAN, Manoel Silva Sousa, falou da importância do COMSEA como instância do controle social e deu dicas para o bom funcionamento do conselho. “O conselho permite que o cidadão não só participe das formulações das políticas públicas, mas também fiscalize de forma permanente”, explica.
A feira reuniu centenas de pessoas ao longo dos dois dias de evento e proporcionou também a comercialização, o contrato com instituições financeiras, acesso a políticas públicas para a agricultura familiar, empreendedorismo rural, conhecimentos na criação de pequenos animais, serviços de diversos órgãos e várias tecnologias para incrementar a produção no campo.