A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Departamento de Articulação Intersetorial (DAI), ofertou na última sexta-feira (20.07) uma manhã de palestra e orientações com as famílias do Povoado Pote sobre o uso indevido de drogas, além de promover integração e a troca de experiências entre os participantes.
O evento aconteceu na escola municipal São Francisco e reuniu também pessoas dos povoados Juliana e São Benedito. Na oportunidade, puderam esclarecer dúvidas, dar seus depoimentos e entender o efeito que as drogas podem causar na vida dos usuários.
O psicólogo José Augusto realizou uma roda de conversa e direcionou como os pais podem perceber e orientar seus filhos ou outras pessoas quanto ao uso de drogas, e alertou que elas não afetam somente quem usa, mas todos ao seu redor. ”A droga tira você do ambiente social, prejudica e interfere em toda sua vida”, ressalta.
A comunidade também foi orientada sobre os benefícios sociais e os serviços da SEMDES, aos quais eles podem ter acesso. A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atua principalmente quando famílias e pessoas estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, apresentou o seu funcionamento e como as pessoas podem procurar o serviço.
Ao final, a equipe de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) abordou brevemente sobre o que é e os tipos de trabalho infantil e destacou que as famílias ao alertarem sobre trabalho infantil não perderão o Bolsa Família, mas sim terão auxílio e acompanhamento.