19 de julho de 2018

Timon possui atendimento veterinário gratuito

842A0217-3-2

Animais na cidade de Timon podem ser atendidos gratuitamente na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde do município. O órgão fica localizado No Bairro no Parque Piauí, Rua 16 (entre a 90 e a 100, por trás do INSS).

842A0235

De acordo com o coordenador da UVZ, os atendimentos são apenas ambulatoriais. “Muitas pessoas não têm o conhecimento deste serviço aqui na unidade, onde contamos com veterinários que realizam esse atendimento clínico especializado de forma gratuita. Ainda não é possível fazer cirurgias e demais procedimentos mais complexos, mas são repassadas orientações nesses casos. Aqui temos os melhores profissionais da região, como é o caso das médicas veterinárias Angélica Barbosa, Rita, Micheline, Tatiara e Moemia”, informou Kleiton Mucunan.

842A0240

Ainda de acordo com o diretor, a prioridade é para proprietários de pets que possuem poder aquisitivo limitado. “O atendimento gratuito é voltado para pessoas que não podem pagar por uma consulta particular para os bichos de estimação. Não restringimos o atendimento, mas salientamos que o objetivo do serviço é dar essa condição para famílias mais carentes”, explicou Mucunan, acrescentando ainda: “Esse cuidado com o animal reflete no cuidado com o ser humano, porque a zoonose é justamente a transmissão de uma doença do animal para o ser humano, por isso a gente tem essa preocupação”.

842A0248

Além disso, a UVZ de Timon possui o trabalho de bloqueio da leishmaniose visceral, aplicação diária de vacina antirrábica, além do serviço de desratização, combatendo focos de infestação de ratos, a fim de evitar as patologias transmitidas por este animal, como peste bubônica, leptospirose, tifo murino e hantavirose.

842A0244

842A0253

No ato do atendimento clínico veterinário, se houver suspeita de leishmaniose, é feito o teste rápido no animal. “O resultado do teste fica disponível em, no máximo, 25 minutos. Esse teste em uma clínica particular custa em média R$100,00 e aqui é feito gratuitamente para a comunidade”, conta a médica veterinária Angélica Barbosa. Ainda de acordo com a médica, as patologias de maiores incidências são de verminose, cinomose, leishmaniose, ectoparasita e parvovirose.

842A0236

Para consultas de animais, os donos podem se dirigir diretamente à Unidade de Vigilância em Zoonoses no horário das 8h às 11h30 (manhã) e das 14h às 17h (tarde), de segunda a sexta, sendo que na sexta o atendimento ocorre somente pela manhã.

842A0228