19 de julho de 2018

Profissionais do Cadastro Único de Timon passam por capacitação

IMG_1857

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) iniciou nessa quarta-feira (18) uma capacitação em caráter formativo para a equipe do Cadastro Único de Timon. A Coordenaria Estadual é quem está ministrando as aulas e realizando as atividades. O curso segue nesta quinta (19) e sexta (20).

IMG_1862

“A capacitação visa o aperfeiçoamento das informações, no auxílio de como deve ser feito o preenchimento, no auxílio também junto às famílias para fazer a atualização, e ressaltar para eles que se o usuário não fizer o cadastro Único ele não receberá o Bolsa Família e outros programas sociais. A importância de nossa equipe estar aqui durante os três dias é também para mostrar, para quem ainda não tem conhecimento do CadÚnico, as ferramentas e a importância que ele tem, e que o município e o Estado possam estar em um bom índice de atualização cadastral”, explica Madson Henrique, integrante da Coordenadoria Estadual do Cadastro Único no Maranhão.

IMG_1867

As aulas e atividades estão sendo realizadas com o material do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que inclui um caderno de atividades e um manual do entrevistador, e também com dinâmicas e apresentação de vídeos. Os digitadores e entrevistadores estão compreendendo como é feito o cadastramento das famílias, recebendo orientações a serem seguidas durante a entrevista, a utilização correta dos formulários e os procedimentos para seu preenchimento.

IMG_1861

Na oportunidade, também está sendo reforçado que o Cadastro Único é o principal instrumento para a seleção e a inclusão das famílias nos programas sociais, ou seja, é a porta de entrada obrigatória para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros.

IMG_1865