18 de julho de 2018

Agricultura Familiar é valorizada com fornecimento de alimentos para a merenda escolar em Timon

06-2

O investimento na agricultura familiar está transformando a vida de famílias timonenses e incentiva o desenvolvimento da economia municipal. O fomento do trabalho do homem do campo é realizado através de uma gestão de integração entre os órgãos municipais. Só no fornecimento de alimentos para a merenda escolar, atualmente, 42 agricultores familiares são beneficiados.

Desde 2013, a Prefeitura de Timon aderiu ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e incentiva os agricultores adquirindo seus produtos, destinando no mínimo 30% do recurso para a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar, por meio de Chamada Pública. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já ultrapassou esse mínimo e utiliza, hoje, 39,96% para a compra desses alimentos.

07-1

Mais de R$ 120.000,00 são investidos por mês na agricultura familiar para a compra da merenda da rede municipal de ensino, que conta com uma variedade de refeições em um cardápio unificado para todas as escolas, elaborado por uma equipe de nutricionistas. Este ano, novos produtos da agricultura familiar foram incluídos, como a batata doce, feijão, polpa de fruta e frango, além de diversos tipos de frutas, verduras e legumes.

“Essa é uma iniciativa que gera renda aos agricultores e qualidade no cardápio das nossas escolas, ou seja, beneficia a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, os alunos da rede municipal. Na merenda que fornecemos todos os dias, a prioridade são refeições completas, apenas uma vez por semana é servido lanche (iogurte ou vitamina de banana e pão). Com a aquisição desses novos gêneros no cardápio, utilizamos 39% da verba do PNAE com agricultura familiar. Portanto, com uma boa merenda, nossos alunos aprendem melhor e promovemos a alimentação saudável”, destaca a secretária de educação, Dinair Veloso.

As merendeiras também são estimuladas a aproveitar melhor os alimentos, graças à capacitação promovida pela Semed, e o meio ambiente é conservado de forma mais sustentável.

EA9A7468