18 de julho de 2018

Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacinação contra o sarampo

EA9A9194

O surto de Sarampo que tem acometido alguns estados brasileiros, em especial, Amazonas e Roraima, acendeu o alerta para os riscos da volta da doença, que não registrava circulação endêmica desde 2015 no país, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

O sarampo é uma doença viral que afeta, sobretudo, crianças. Transmitida por fluidos nasais e orais, o sarampo se espalha facilmente pelo ar, por gotículas expelidas em tosses e espirros. A doença manifesta-se cerca de dez dias após a contaminação e causa febre, coriza, olhos avermelhados e manchas brancas dentro da boca. Pintas vermelhas aparecem alguns dias depois na pele, iniciando na face e no pescoço, espalhando-se para o corpo. A doença pode causar pneumonia, encefalite, cegueira e até a morte.

Em Timon, a Secretaria Municipal de Saúde explica que não há motivos para pânico no município e que o órgão seguirá a recomendação oficial do Ministério da Saúde, que é atualizar a carteira de vacinação para prevenir a doença. “Todas as salas de vacina estão abastecidas. Para a vacina de rotina, caso o cidadão esteja com seu esquema vacinal incompleto, é recomendado, aos adultos com menos de 30 anos, tomar duas doses e, com menos de 49 anos, dose única. Em crianças, a vacinação é indicada aos 12 meses de vida. É de suma importância a imunização da população para prevenir esta e outras doenças”, explicou a enfermeira Itelmária Escórcio, coordenadora de Imunização no município.

Campanha de Vacinação

No período de 06 a 31 de Agosto será realizada em todo o país a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite voltada para crianças de 1 a 4 anos, independente da situação vacinal, sendo o dia 18/08 o dia “D” de vacinação. O objetivo é captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória á vacinação, minimizando o risco de adoecimento deste público.