18 de julho de 2018

3ª etapa das Oficinas de Planificação da Atenção à Saúde é realizada em Timon

03

Profissionais da Atenção Básica do município de Timon participaram nesta última segunda e terça-feira (16 e 17), de oficinas teóricas sobre a Planificação da Atenção à Saúde, que se refere a um sistema que já foi implantado, desde agosto de 2017, em 03 Unidades de Saúde (Parque União, Parque Alvorada e CAIC) e que agora será estendido a todas as unidades da região de Timon. O projeto é do Governo do Estado do Maranhão e ocorre no município através da Secretaria de Estado da Saúde/ Unidade Regional de Saúde de Timon e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS.

A oficina está na 3ª etapa e teve como novos participantes os profissionais de saúde da cidade de Coroatá, que também vieram obter informações sobre a Planificação e conhecer o funcionamento desse novo sistema.

As aulas são planejadas com exposições teóricas que visam desenvolver habilidades e competências dos profissionais de saúde e gestores, tendo a meta de reestruturar a Atenção Primária à Saúde e a Atenção Especializada e garantir à população acesso aos serviços com qualidade, humanizado, equidade e resolutividade.

01

Este trabalho de capacitação é desenvolvido nos quatro municípios atendidos pela Região de Timon (Parnarama, Matões, São Francisco e Timon). Com a proposta de mostrar que a Planificação foi idealizada para organizar a Atenção Básica, envolvendo todos os profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogo, auxiliar de Saúde Bucal, agente de saúde, vigias, zeladores, auxiliar administrativo e agente de endemias).

“Este sistema promoverá uma organização dos serviços, onde as pessoas vão poder ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, com horário marcado, reduzindo as filas. A Atenção Primária é a ordenadora dos serviços, é a porta de entrada, e com a planificação teremos um avanço, reduzindo os gastos que se tem com a média e a alta complexidade”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

02