17 de julho de 2018

NASF realiza palestra sobre hipertensão no bairro São Benedito, em Timon

01

Em ação extremamente produtiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), por meio dos profissionais que atuam no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), realizou uma palestra sobre Hipertensão no bairro São Benedito.

A iniciativa teve o objetivo de informar sobre o que é Hipertensão Arterial, quais são as causas e consequências, como identificar os sintomas, se a doença tem cura, ter cuidado com o próprio corpo e saber se é hipertenso, prevenção e controle da patologia

A hipertensão é muito comum na população adulta. A estimativa é que ela atinja em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% após os 60 anos, e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. Também é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

“As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão”, explicou Maricélia Alves Barbosa, coordenadora do NASF de Timon.