17 de julho de 2018

Prefeitura e IEMA entregam certificados do curso de Piscicultura a moradores da zona rural

A parceria entre as instituições já capacitou, de forma gratuita, cerca de 80 moradores da zona rural

EDI_2159

A zona rural de Timon cresce e se desenvolve com ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEMDR), e na tarde desta segunda-feira, 16, foram entregues certificados para 20 alunos do Povoado Campo Grande que participaram do curso de Piscicultura. A ação profissionalizante foi realizada em parceria com o polo do Instituto de Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Timon e faz parte da modalidade Unidades Vocacionais da instituição. Essa é a primeira turma de 2018 e faz parte do processo de descentralização de cursos oferecidos pela instituição educacional.

EDI_2148

O curso teve duração de 160 horas e as aulas aconteciam aos finais de semana na sede da associação do povoado Campo Grande. Já foram capacitadas 80 pessoas em cursos de cajucultura, produção de mudas e piscicultura desde o ano de 2017. “É uma descentralização dos cursos profissionalizantes do IEMA e nós, enquanto secretaria de Desenvolvimento Rural, vamos em busca do potencial de cada localidade para oferecer essas capacitações gratuitas”, disse Alisson Gomes, secretário da SEMDR.

EDI_2119

EDI_2144

José Jerônimo, 54 anos, é morador do Povoado Bambu, que fica a cerca de 10 km do Centro de Timon. “Fiquei sabendo através de amigos e achei bastante interesse. Pra mim, tudo foi bom. Muitas coisas que eu não tinha conhecimento, como cuidar dos tanques, eu aprendi. O meu sonho agora é investir e criar peixes para ajudar na renda de casa”, disse o integrante da turma.

EDI_2112

João Rodrigues, técnico da secretaria e instrutor do IEMA, conta que o curso é completo e conta com disciplinas de ética profissional, empreendedorismo, educação financeira, noções básicas de piscicultura, análise de água, recepção de alevinos, construção de viveiros e diversos outros assuntos. “Todas as aulas tiveram a parte prática e teórica. A parte prática aconteceu no próprio povoado em propriedades que já fazem a criação de peixes”, explicou o instrutor.

EDI_2127

Josuelson de Lima, 26 anos, também é morador do Povoado Bambu e comentou que atualmente trabalha como pedreiro, mas viu uma boa oportunidade em poder aprender mais sobre piscicultura no curso. “Hoje eu trabalho como pedreiro e achei interessante esse curso. Se surgir uma oportunidade, eu vou poder pegar, porque eu aprendi muita coisa boa e que eu não sabia”, disse Josuelson.

EDI_2134

EDI_2155

De acordo com a técnica do IEMA, Vanderlúcia Silva, essa ação acontece nas unidades próprias da instituição e em parceria com associações, Prefeituras, sindicatos e entidades. “Oferecemos os cursos de acordo com a demanda do município e observando os arranjos produtivos já existentes”, comentou a representante do IEMA.

EDI_2138

EDI_2136