15 de junho de 2018

Comissão do AEPETI de Timon participa de capacitação regionalizada

1

A comissão das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Timon (AEPETI) participou nessa quinta-feira (14) da capacitação regionalizada intersetorial das AEPETI em Caxias, que teve como objetivo a reformulação e funcionamento dos comitês municipais de prevenção e combate ao trabalho infantil.

O evento aconteceu durante todo o dia, e teve como primeiro momento uma palestra com representantes da Proteção Social do Estado que abordaram sobre o que é o trabalho infantil, sobre o redesenho da AEPETI e da importância dos comitês na atuação da erradicação do trabalho infantil em cada município.

2

Na oportunidade, também houve debates entre os participantes, onde foram tratados assuntos acerca das ações do AEPETI, e sobre as responsabilidades da comissão que é responsável por promover ações estratégicas para informar, identificar, combater e responsabilizar as situações de trabalho infantil no âmbito de cada cidade.

O ponto forte foi a oficina prática voltada para quem está a frente da gestão do AEPETI, como para os comitês, em que eles construíram um fluxograma para o atendimento na rede de enfrentamento ao trabalho infantil, e a equipe pôde apresentar os inúmeros avanços alcançados e os serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), que coordenada o AEPETI em Timon.

A coordenadora do AEPETI – Timon, Jessica Vieira, destacou que a capacitação foi bastante satisfatória e que irá contribuir de forma positiva para o funcionamento da rede no município. “Enriqueceu nossos conhecimentos de como a rede deve atuar, como os atores sociais de cada política social deve se envolver e participar, de como as comissões de cada município devem atuar para fortalecer cada vez mais as ações que já são desenvolvidas em torno das ações do PETI na erradicação e combate ao trabalho infantil e que deve haver uma pactuação de compromissos”, acrescenta.

semdes peti 3

AEPETI

AEPETI é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), desenvolvido pela Prefeitura de Timon, por meio da SEMDES e reúne um conjunto de ações que têm o objetivo de retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz que é possível a partir de 14 anos.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura