14 de junho de 2018

Campanha contra o trabalho infantil é realizada em diversos bairros de Timon

semdes 4

Seguindo a programação da Semana de Mobilização Contra o Trabalho Infantil, as equipes das Proteções Social Básica e Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizaram diversas atividades em suas unidades de atendimento e nas escolas municipais nessa quarta-feira (13.06), fortalecendo as articulações contra o trabalho infantil em Timon.

A ação ficou marcada como o Dia D e aconteceu de forma integrada entre a Assistência Social (Proteção Básica e Especial) e a Educação (Zona rural e urbana), em que realizaram trabalhos sobre a temática trabalho infantil junto as crianças, adolescentes e famílias da comunidade em que estão situadas as Escolas Municipais, CRAS, CREAS, SCFV e Centro POP, atingindo assim diretamente o público da campanha.

semde 3

A campanha este ano tem o lema “Não proteger a criança é condenar o futuro”, e foi justamente esse o enfoque das dinâmicas e palestras que aconteceram direcionadas tanto para os adultos quanto para as crianças. Eles foram alertados pelos técnicos e orientadores sobre os riscos e os prejuízos graves do trabalho infantil no desenvolvimento dessas meninas e meninos, que às vezes pode causar acidentes e até levar à morte.

A coordenadora do CRAS do bairro Parque Piauí, Ana Caldas, destacou que foi uma atividade muito produtiva para as famílias e comunidade. “Realizamos uma roda de conversa com gestantes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de leitura de uma cartilha sobre o tema, e ao final eles puderam debater e entender mais sobre o assunto”,ressalta.

semdes 2

A semana será encerrada nesta sexta-feira (15), com uma mobilização e panfletagem em pontos estratégicos da cidade que são vulneráveis ao trabalho infantil (Comércios, empresas públicas e privadas e bares), com o objetivo de despertar o olhar da sociedade para a realidade do trabalho infantil.

fo1

semdes 1