14 de junho de 2018

Educação busca parceria com famílias para o combate à evasão escolar

IMG-20171107-WA0004

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE), vem fazendo constantemente um trabalho de combate ao abandono escolar, esses desafios estão sendo vencidos graças às ações de Busca Ativa, realizadas pela equipe do NAE, juntamente com as escolas.

IMG-20171107-WA0005

O Núcleo, composto por psicólogo, pedagogo e assistente social, pretende auxiliar a direção em relação a problemas escolares, além de combater a evasão e abandono escolar, promovendo palestras, Busca Ativa, discussões e acompanhando a permanência da criança na escola, direito garantido a ela.

f25bd1cd-0d65-4adc-b6b5-1c08e6225fad

O trabalho do NAE é de acordo com a demanda escola. Recentemente, a equipe foi à zona rural conversar com famílias, como explica a assistente social, Eliane Soares.

Para otimizar a ação, além do atendimento externo, a Semed conta ainda com uma Sala de Ludoterapia. “Na sala de Ludoterapia, ajudamos as crianças e seus familiares a enfrentarem dificuldades. Por meio da brincadeira, a criança vai poder se expressar com maior facilidade seus conflitos”, comenta Eliane.

“A parceria com as famílias é fundamental nesse processo. Na conversa, procuramos saber os motivos da criança não está mais frequentando a escola, além de esclarecer a importância da permanência desse aluno na escola, visando sensibilizar sobre o dever da família e garantir o direito dele à educação. Na maioria das vezes temos sucesso na Busca Ativa”.

“Para o combate à evasão no nosso município, um trabalho em que todos nós devemos estar envolvidos: os que trabalham com educação, órgãos de proteção à criança e ao adolescente, Ministério Público, CRAS, CREAS, CAPS, secretarias, enfim, é um trabalho de combate diário. Por isso, a Prefeitura está investindo para melhorar as estruturas das escolas, procurando fortalecer também a ação pedagógica e, com isso, já conseguimos diminuir o número de alunos evadidos: em 2013 chegávamos a quase 5% de evasão e conseguimos diminuir para 2,2%”, frisou a secretária de educação, Dinair Veloso.