14 de junho de 2018

Prefeitura desenvolve atividades de atuação contra o trabalho infantil

IMG_1431

Os profissionais da rede de atendimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente de Timon participaram nessa terça-feira (12) de uma oficina prática para orientação do Programa PETI. Ofertada pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), a oficina teve como objetivo fortalecer a atuação contra o trabalho infantil no município.

IMG_1468

Durante as atividades, os participantes puderam conhecer mais sobre a atuação do programa e obtiveram suporte para a identificação e encaminhamento da criança e adolescente em situação de trabalho infantil, proporcionando assim um momento de integração da rede, de planejamentos futuros para atuação contra o trabalho infantil e, ao mesmo tempo, produzindo conhecimento.

IMG_1469

No primeiro momento, o coordenador das DANTS (Doenças e Agravos Não Transmissíveis), Francisco Formiga, proferiu uma palestra sobre a importância e o preenchimento da ficha de notificação de violência, onde discutiu e abordou sobre as políticas e portarias existentes sobre a área, a necessidade de se notificar os casos e que o trabalho infantil entra no preenchimento. “É necessário notificar para se conhecer a magnitude e a gravidade, para compreender a situação epidemiológica desse agravo no município, para intervir nos cuidados em saúde e para proteger e garantir direitos por meio da rede de atenção e proteção”, acrescenta.

IMG_1487

Após a palestra, os participantes se dividiram em três grupos e discutiram um estudo de caso sobre trabalho infantil doméstico, em que trabalharam a visão sobre o caso, destacando os problemas, os profissionais e ações que podem ser desenvolvidas por eles e sugestões de abordagem e conduta dos problemas identificados. Ao final, cada grupo apresentou suas percepções e dialogaram sobre o impacto do trabalho na vida da criança.