A Câmara dos Vereadores de Timon realizou, na manhã desta terça-feira (12), uma audiência pública para análise do Relatório Anual de prestação de contas de 2017 da Secretaria Municipal de Saúde.
O relatório engloba as ações e serviços em saúde que foram desenvolvidos dentro do município, bem como os recursos aplicados pelo setor. O documento foi detalhado aos presentes pelo assessor técnico da SEMS, Leonardo Davis Rocha, que apresentou dados, entre os quais, o montante e a fonte de recursos aplicados, auditorias realizadas ou em fase de execução e a oferta de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada.
Após exposição do material, a plateia e os parlamentares fizeram seus questionamentos sobre o trabalho no município. As perguntas foram direcionadas ao secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, que fez um breve resumo da apresentação e detalhou os esforços feitos pela gestão para elevar a qualidade dos serviços de saúde.
“É um prazer estar aqui, apresentando o nosso relatório e, assim detalhar nosso trabalho, nos colocando à disposição para que todos possam tirar suas dúvidas. E podemos começar dizendo que Timon, desde 2004, não tem atualização de recursos, o valor é o mesmo, o que dificulta a gestão em fazer mais investimentos, mesmo sabendo da necessidade da população”, explicou Marcio Sá.
O titular da SEMS, lembrou ainda que a expansão do município elevou as demandas da área. “Além disso, temos que lembrar o quanto a cidade cresceu, aumentando com isso as demandas dos serviços de saúde e, com esse repasse de recurso, que está com o valor defasado, nós estamos trabalhando no limite, fazendo grande esforço para ter, por exemplo, a maioria dos especialistas atendendo nossa população. Digo, com toda certeza, que não são todas as cidades do Maranhão que tem a estrutura na área de Saúde como Timon tem”, avaliou o gestor.
O Relatório
Trata-se de um documento detalhado sobre todas as atividades executadas em atendimento à Lei Complementar Nº 141/12, que dispõe, dentre outros itens, sobre a avaliação e o controle das despesas.