Os membros do Conselho Municipal do Idoso participaram nesta sexta-feira (08.06) de uma capacitação realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), com o foco em discutir a política setorial voltada ao idoso e fortalecimento das ações do conselho.
No primeiro momento, foram abordadas questões como o sistema de garantias do direito do idoso, o papel dos conselheiros, a importância da atuação do conselho na cidade de Timon, de um diagnóstico local e de captação de recursos. Em seguida, foram apresentadas e discutidas deliberações do Regimento Interno do Conselho Municipal do Idoso, as quais contribuem para orientar a atuação do conselho.
A assistente social da SEMDES, Amanda Frazão, destacou a importância de se ter conhecimento do Regimento Interno para ajudar a tornar efetivas as ações realizadas pelo Conselho, principalmente na fiscalização do cumprimento dos direitos do idoso. Ao final da capacitação, ressaltou e discutiu alguns artigos do Estatuto do Idoso, que completa 15 anos este ano e é uma essencial fonte para desenvolvimento das atividades do Conselho.
Na oportunidade, também foi apresentada a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que foi lançada em abril de 2018 e é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O município de Timon já está articulando sua implementação passo a passo, visando fortalecer as estratégias realizadas para a pessoa idosa.
Estiveram presentes, além dos conselheiros, representantes da Fundação Municipal de Cultura, da Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer, Fundação Cidadania, Morhan e Pastoral da Pessoa Idosa.