Como forma de despertar a criatividade e o potencial, além de integrar às questões da natureza, os beneficiários da Casa Cidadão executaram, em parceria com a Secretaria de Limpeza e Urbanismo, um projeto de paisagismo dentro da própria unidade, tornando-a ainda mais agradável e confortável.
A Coordenadora da unidade, Francelina Machado, diz que ficou surpresa com as ideias que foram surgindo na construção do projeto e o potencial que os beneficiários demonstraram. “Faz parte das nossas atividades despertar neles o que foi perdido ao longo do seu contexto social, uma ação de resgate e construção de valores. Sem contar que estamos felizes em ver esse trabalho executado na própria unidade, em poder demonstrar o potencial de cada um mesmo estando em confronto com a questão social”, ressalta.
Ações como essa são desenvolvidas frequentemente com os beneficiários, visando fortalecer os vínculos e demonstrar que as pessoas que estão em situação de rua possuem capacidade de desenvolver tais atividades, e que através delas as capacidades são potencializadas.
Casa Cidadão
A Casa Cidadão é uma unidade de acolhimento para pessoas em situação de desabrigo por abandono, ausência de residência e pessoas em trânsito sem condições de autossustento que utilizam dos logradouros públicos como espaço de moradia. Tem capacidade máxima de acolhimento para 25 pessoas de ambos os sexos e está vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES). A unidade tem como objetivo planejar e desenvolver ações voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares, resgate de autonomia e inclusão social, por meio de atividades e acompanhamento multidisciplinar.