A Assistência Social é um direito, e não uma mera ajuda ou favor
O Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA), representado pelo psicólogo José Augusto Ribeiro, esteve reunido nesta terça-feira (29.05) com os representantes dos cinco conselhos municipais de Timon para divulgação e articulação do lançamento regional da Campanha de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social.
Durante a reunião, foi discutida a divulgação do material da campanha com os conselhos municipais e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) para início da mobilização. O CRP-MA planeja iniciar a divulgação em diversas cidades, a exemplo da capital São Luís, e a cidade de Timon será contemplada, como reconhecimento da atuação de seus diversos atores envolvidos com a política pública de assistência social do município.
José Augusto explica que, por desconhecimento de parte da população, muitas usuárias e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são vítimas de preconceitos, especialmente de classe, e que a campanha visa combate-lo. “A campanha será sem prazo e permanente, e precisamos de todos os envolvidos na assistência social para conscientizar a população”, ressalta.
A campanha teve seu lançamento nacional organizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), através da Comissão Nacional da Psicologia na Assistência Social (CONPAS), e do Fórum Nacional de Usuários do SUAS (FNUSUAS) na última Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro de 2017. Ela está sendo expandida aos poucos em todo o país com o lema “O SUAS é meu, o SUAS é seu, o SUAS é de quem tem direito”, e desenvolvida com ações de forma a atingir todos os públicos, como é o caso dos vídeos de divulgação em Libras.