16 de maio de 2018

SEMDES fortalece ações de enfrentamento à violência sexual infantil

06

Colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) realizaram nesta terça (15) e quarta-feira (16) uma ação de mobilização e panfletagem em pontos estratégicos da cidade, mobilizando a sociedade para atuação no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

09

A ação faz parte da Semana Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. As equipes, formadas por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, estiveram nos hospitais e espaços públicos abrangendo os diversos segmentos da sociedade sobre o sentido da campanha e informações sobre a temática, através de cartazes e folders.

07

A atividade também foi desenvolvida em várias escolas com alunos de todas as idades, com o objetivo de alcançar e orientar as possíveis vítimas desse tipo de violência. Foram entregues folhetos com orientações, exibidos vídeos educativos e ministradas palestras em forma de conversa com linguagem acessível.

04

As crianças e adolescentes aprenderam a quem denunciar, que não se deve confiar em estranhos, e que às vezes a violência pode acontecer dentro da própria casa. “Não se deve falar ou aceitar nada de estranho. Sempre avisar os pais e a professora quando algo estranho acontecer”, disse Maria Eduarda dos Santos, aluna da Unidade Escolar Tia Mundoca, explicando o que aprendeu.

08

Participaram as escolas Tia Mundoca, Francisco Cleiton, João Fonseca, José Elouf, Pedro Falcão Lopes, Estevan Belo, José de Ribamar, Firmo Pedreira, Parque Alvorada, os hospitais do Parque Alvorada e Alarico Nunes Pacheco e a UPA, além de ações na Ponte Metálica.

10

Seguindo a programação ainda acontecerá, nos dias 17 e 18, um momento de integração com a comunidade, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Especializado de Assistência Social (CREAS), nas regiões do Pedro Patrício, Sucessão e Pedro Ceara. Além da caminhada Faça Bonito, no dia 19, que sairá do Projeto Beija-flor em direção a Prefeitura de Timon, às 10h, encerrando a programação.

01

03