Os secretários municipais da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social estiveram reunidos nesta terça (24) com a equipe do Centro De Solidariedade e Apoio às Pessoas com Câncer (Casa de Palha), com o objetivo de acompanhar as atividades realizadas e continuar contribuindo para seu desenvolvimento.
A Casa de Palha trabalha de forma que contribui para o acesso aos benefícios e programas de saúde. Quanto a isso, a secretária de Desenvolvimento Social, Rosário Leal, enfatizou que todos os projetos da SEMDES estão à disposição da instituição. “Contamos com uma grande equipe de diversos profissionais, que podem atender a todos os usuários da Casa, e mesmo aquelas famílias que já estejam sendo atendidas serão priorizadas”, explica.
A assistente social da instituição, Ravane Sena, ressalta que são realizados diversos projetos que auxiliam direta ou indiretamente no tratamento dessas pessoas, dentre eles, o Projeto Alimentar – através do qual são entrega mensalmente cestas básicas às famílias dos usuários – e o Projeto Inclusão Digital, que está sendo implementado. “Nós ajudamos na sua autoestima e melhoramento da qualidade de vida”, completa.
O Centro atende atualmente 60 usuários de todas as idades, portadores de câncer em qualquer estágio da doença, em situação de vulnerabilidade e baixa renda. Em relação às crianças, a secretária de Educação, Dinair Veloso, ressaltou que é feito um trabalho para que elas permaneçam nas escolas e é garantida a assistência da alimentação diferenciada na merenda escolar àquelas que possuem restrição por causa do tratamento.
Na oportunidade, o secretário Marcio Sá reforçou a pactuação com Teresina, para o atendimento desses pacientes no Hospital São Marcos.
Atendimento
O Centro de Solidariedade e Apoio às Pessoas com Câncer (Casa de Palha) atende toda a comunidade de segunda a sexta, das 8h às 15h, com capoterapia, artesanato, fisioterapia e outras atividades.