• Portal da Transparência

23 de abril de 2018

Treinamento visa otimizar trabalho do SAMU para atendimento psiquiátrico

1

Teve início, na manhã desta segunda-feira (23), um treinamento com profissionais do SAMU, Guarda Municipal, Bombeiros e Polícia Militar, com aulas teóricas e práticas, voltadas para o atendimento de Emergência Psiquiatra. A proposta do curso é otimizar o atendimento nas ocorrências, visando manter seguro o paciente psiquiátrico e os profissionais envolvidos com o atendimento prestado.

2

Em Timon, as ocorrências do SAMU, nesses casos, geralmente eram feitas com a parceria dos Bombeiros, mas mediante uma solicitação do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, deu início à realização de treinamento de 40h, objetivando integrar as demais entidades de poderes administrativos, como Guarda Municipal e Polícia Militar.

 

“A abordagem e contenção de pacientes psiquiátricos surgiu da necessidade da maioria das ocorrências que aconteciam aqui em Timon, onde atuavam apenas SAMU e Corpo de Bombeiros, mas que depois identificamos na portaria do Ministério da Saúde que todas as entidades devem participar desse tipo de ocorrência, como a Guarda Municipal e Polícia Militar. Seguindo as orientações técnicas do promotor, resolvemos organizar este curso para reunir as demais corporações e, juntamente ao SAMU, oferecer melhor serviço”, explicou o Tenente Gustavo Miranda, Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Timon e coordenador do curso.

3

Últimas Notícias





Siga a prefeitura