• Portal da Transparência

11 de abril de 2018

Semdes em parceria com Senac inicia novas turmas do Projeto Qualificar

842A8374

O convênio entre as instituições beneficiaram timonenses que já estão inseridos no mercado de trabalho e agora são ofertados cursos com a proposta de incentivar o empreendedorismo

Em parceria com o SENAC de Timon, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) deu início a novas turmas do Projeto Qualificar, que capacita, gratuitamente, timonenses para inserção no mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo. Em 2017 foram capacitadas centenas de pessoas para atender as demandas do mercado de trabalho local com a chegada de novas empresas no polo empresarial e a inauguração do shopping. Neste ano a projeto inicia com cursos voltados para geração de renda.

842A8380

De acordo com Cristina Camelo, gerente do SENAC Timon, o Qualificar tem oportunizado muitos jovens e adultos a terem as condições necessárias de conquistar uma vaga de emprego. “O grande diferencial deste ano, com a renovação do convênio com a Semdes, é que estamos ofertando cursos de geração de renda. Iniciamos com os cursos de Operado de Caixa e Corte e Costura básica para 90 alunos nos turnos manhã e tarde”, explicou a gerente.

842A8378

Cada curso tem duração de 30 dias e os alunos dizem ser um boa oportunidade em meio ao momento de crise que o país passa. De acordo com a jovem Shyrle Sandra, 24 anos, o curso está sendo bom e ela sempre teve curiosidade de saber mais sobre corte e costura para abrir o próprio negócio. “Descobri o curso quando fui até a Semdes para solicitar o ID jovem. Tratei logo de fazer minha inscrição e hoje estou aqui na sala de aula aprendendo muita coisa”, disse.

842A8375

A Francisca Neuma, 34 anos, disse que tem uma máquina de costura em casa, mas nunca aprendeu a mexer. Desempregada há mais de 2 anos e cuidando dos filhos ela viu uma boa oportunidade de fazer o curso aprender a costurar para trabalhar em casa e montar o próprio negócio. “Primeiro vou adquirir conhecimento em e depois colocar em prática em casa mesmo com o material que já tenho. Tá sendo uma oportunidade muito boa. Eu não sabia desse curso de graça, mas a minha irmã me avisou e eu fui lá fazer minha matrícula”, disse a aluna.

842A8372

Últimas Notícias





Siga a prefeitura