25 de maio de 2017

Educação Especial: cuidadores e professores assistentes participam de capacitação

A capacitação orientou sobre suas atribuições dentro das escolas municipais de Timon

IMG_8456

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da coordenação de Educação Especial, realizou, na manhã desta quinta-feira (25.05), uma capacitação direcionada aos cuidadores e professores assistentes de crianças com necessidades educacionais especiais e que irão atuar nas escolas da rede municipal de ensino.

A formação tem como objetivo orientar sobre as atribuições desses profissionais nas escolas, esclarecendo conceitos básicos da inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, bem como o papel de cada um.

IMG_8448

“Atualmente, uma para cada 45 pessoas têm necessidades especiais; então, praticamente em todas as salas de aula vai existir pelo menos uma criança com algum comprometimento. Pensando nessa realidade, a SEMED está promovendo constantemente capacitações para os gestores, professores e agora para os cuidadores, em relação à inclusão desses alunos na escola regular”, comentou a coordenadora Lêda Moraes.

Cerca de 120 cuidadores e professores assistentes irão atuar na rede municipal de ensino. Segundo a diretora do Departamento de Ensino da SEMED, Ceres Nolêto, os profissionais vão fazer o trabalho de apoio aos professores dentro da sala de aula. “Estamos preparando estes profissionais para trabalhar com os alunos que possuem deficiência e necessitam de um cuidador ou assistente para auxiliá-lo”.

IMG_8453

O papel do cuidador é ajudar as crianças na alimentação, higiene, locomoção e no desenvolvimento das atividades pedagógicas (adaptação de atividades). Já o professor assistente irá exercer as mesmas funções, mas focando no acompanhamento pedagógico do aluno. Mas a principal missão dos dois profissionais é de proporcionar condições para que a criança se desenvolva e aprenda na escola de ensino regular.

IMG_8447