17 de maio de 2017
Povoado Jabuti recebeu a visita dos Agentes de Endemias

A Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Timon vem intensificando o trabalho também na zona rural do município. A última visita foi realizada no povoado Jabuti onde os dos agentes de endemias realizaram abordagens educativas junto aos moradores, além de eliminar focos e tratar reservatórios.
A atuação preventiva das endemias ocorre desde o início da gestão do prefeito Luciano Leitoa, rotina que já levou a cidade a ser incluída na categoria de faixa verde, por ter menor risco para ocorrência de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Nas comunidades, eles fazem atendimento focal (dengue), entrega de folhetos informativos, além de eliminar possíveis criadouros do mosquito e tratar reservatórios.
O coordenador de Endemias, Dolamito Marques, destaca que a proposta é prestar um atendimento igualitário a todos munícipes, independentemente do local onde more. “Queremos levar o mesmo tipo de atendimento que é oferecido na zona urbana também à zona rural e livrar Timon dos males causados pelo mosquito Aedes Aegypti”, explica.
O secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, enfatiza que as visitas à zona rural, são atividades que constam no planejamento da Saúde com a proposta de aumentar o acesso dessa parcela da população aos serviços de Saúde. “O trabalho, neste caso, se concentra no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, onde a luta contra o mosquito transmissor depende da integração entre comunidade e agentes de saúde. Por isso a zona rural também recebe estes profissionais para que recebam as devidas orientações que ajudarão a evitar doenças causadas pelo mosquito”, arrematou o gestor.
