A Campanha faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Piti, Jojô e Tutu são os personagens do teatro de fantoches que fez a abertura das atividades da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Timon nesta segunda-feira (15), em alusão à campanha nacional “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”. No município, a ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). Crianças de 5 a 11 anos das escolas municipais participaram dessa atividade lúdica para falar de um assunto bastante sério e importante para preservar a infância e os direitos de cada um deles.
“Estamos juntos hoje para a abertura dessa semana junto com tantos outros órgãos para passar uma mensagem muito importante: Não ao abuso e a exploração da criança! Criança deve apenas brincar e estudar. A política de assistência social está aqui para defender e protegê-las”, afirma a secretária da Semdes, Rosário Leal, que convida toda a comunidade para o fechamento da semana no sábado, dia 20, para a caminhada de sensibilização para este tema.
Com a parceria da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Mirim, Secretaria Municipal de Educação, equipes dos Cras e Creas, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar I e II, Departamento Municipal de Trânsito, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, a Semdes iniciou a semana para que o dia 18 de maio – quando se adverte que “Esquecer é permitir, Lembrar é combater” – não seja apenas celebrado, mas seja uma semana de mobilização da sociedade no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A Semdes realizará ações em vários bairros do município durante toda a semana.
18 de Maio
O dia 18 de maio foi escolhido como marco da Campanha em memória à menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, vítima de um crime bárbaro no Espírito Santo. Pela impunidade, crueldade e em memória à garotinha, é celebrado nesta data o combate a qualquer violência contra a criança no país.